Podemos
pensar no petróleo como um produto quase completo, com a criação
da Standard
Oil Company,
o petróleo passou a ser refinado se transformando em querosene
utilizada em lampiões, e com a criação da lâmpada
elétrica de
Thomas Edison, essa querosene deixou de ser tão procurada. Com a
criação da Companhia
Ford,
buscava-se um motor mais potente o que levou ao desenvolvimento do
motor de combustão interna, aumentando a procura de um combustível
ideal, esse que era um subproduto do refino no petróleo inutilmente
jogado fora: a gasolina.
Esse motor movido à gasolina passou a ser padrão nas fábricas
devido a sua eficiência, aumentando sua popularidade chegando aos
carros e ultrapassando a produção de querosene em 1910.
Esse combustível é conseguido após inúmeros processos
químicos e físicos, que refinam o petróleo, retirando desde moléculas até
impurezas maiores. A partir do petróleo bruto pode-se obter produtos como o
querosene de avião, nafta, lubrificantes, entre outros, como plástico, tintas
etc.
A gasolina é o derivado
do petróleo mais utilizado e comercializado em todo o mundo. Esse combustível é
conseguido após inúmeros processos químicos e físicos, que refinam o petróleo,
retirando desde moléculas até impurezas maiores. A partir do petróleo bruto
pode-se obter produtos como o querosene de avião, nafta, lubrificantes, entre
outros, como plástico, tintas etc.
A
gasolina é fruto da:
Como sabemos, o petróleo é uma substância essencial para o
funcionamento de uma sociedade desde que foi descoberto. Porém, o que ainda é
vago para muitos, é a forma em que essa substância se transforma em diversos
produtos.
Para se chegar a gasolina, ou qualquer outro
composto, o petróleo passa pelas refinarias, que são responsáveis por separar
os produtos de acordo com o ponto de ebulição de cada. Para isso, é necessário
que ocorram três processos principais:
1
– Destilação Fracionada: Essa é a primeira
etapa no refinamento do petróleo. Para tal utiliza-se uma Torre de
Destilação, onde o petróleo é aquecido em temperaturas diferentes
(a temperatura decaí em relação ao início). Esse método se
baseia na diferença dos pontos de ebulição das diferentes cadeias
de hidrocarbonetos presentes no petróleo bruto. A torre é dotada de
diversos compartimentos, ao longo de sua altura, que são
responsáveis por acondicionar as cadeias de hidrocarbonetos em seu
determinado ponto de ebulição. De acordo com a diminuição da
temperatura, esse vapor volta a sua forma líquida.
2 – Destilação a vácuo: a diferença desse processo para o
anterior, é que as frações que não foram separadas são colocadas em uma torre
de fracionamento em uma temperatura inferior à pressão atmosférica, evitando
que moléculas mais longas se quebrem.
3 – Conversão: nesse processo, a principal função é quebrar
as moléculas dos derivados, fazendo com que um composto possa ser transformado
em outros compostos de moléculas menores.
Esses processos são utilizados para fazer com
que a qualidade da gasolina seja melhor, pois a quantidade resultante é
pequena.
A
gasolina pode conter de 6 a 10 átomos de carbono, diferença que
pode ser notada em Motores de Combustão Interna.
O
segundo processo mais importante é a conversão. Essa etapa consiste
na quebra das moléculas mais brutas do petróleo (aquelas que não
evaporaram) dando origem a subprodutos (Gasolina, por exemplo).
Na
terceira etapa, a gasolina obtida é encaminhada para setores
distribuidores da mesma, na qual adicionam etanol para possibilitar a
redução da emissão dos gases poluentes.
Após
vários processos, é possível definir a qualidade da gasolina por
sua octanagem. A octanagem é a resistência apresentada pelas
moléculas da gasolina no momento da compressão nos motores de
combustão interna. Na gasolina aditivada são adicionadas
substâncias que aumentam a octanagem, fazendo a gasolina apresentar
maior resistência à compressão.
Gasolina
e o meio ambiente
É um fato hoje para brasileiros (talvez até para
estrangeiros) que a gasolina causa danos ao meio ambiente e a nossa saúde,
então porque não trocar a gasolina por outro combustível? Bom, por que a gasolina
é mais barata que o álcool por exemplo, que causa menos danos ao meio ambiente
por ser derivado da cana-de-açúcar. Surge então um fato contraditório, a
gasolina é sim mais viável ao bolso do consumidor, porem os danos à saúde são
constantes podendo então não gastar com o combustível, mas gastar o dobro com
remédios e consultas.
Como sabemos a gasolina é
derivado do petróleo liberando na atmosfera após a sua queima o gás carbônico
(CO²), no qual atinge a camada de ozônio, acelerando então o aquecimento global
e o efeito estufa. O álcool não pode ser considerado um não-poluente, porem por
ser um derivado natural as plantas conseguem absorver uma parte da sua
composição após a queima, diminuindo 25% da emissão de monóxido de carbono e
35% de oxido de nitrogênio, trazendo benefícios não só ao meio ambiente como
a saúde também. Na capital de São Paulo já comprovado por pesquisas que se 100%
dos automóveis usassem álcool ao invés da gasolina 130 mortes seriam evitadas e
mais 7.500 internações por doenças respiratórias, resultados parecidos seriam
encontrados também em Belo Horizonte. Então qual é mesmo o combustível mais
caro?
REFERÊNCIAS
ROCHA,
J. Refino do petróleo [S.I] Artigo Virtual, 2016. Disponível em:
<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/refino-petroleo.htm>Acesso em: 25 Abr. 2017.
ROCHA VARGAS FOGAÇA, Jennifer. Refino do Petróleo. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/refino-petroleo.htm>. Acesso em: 26 Abr. 2017.
PETROBRAS. Refino. Disponível em: <http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/areas-de-atuacao/refino/>. Acesso em: 26 Abr. 2017.
REDAÇÃO MUNDO ESTRANHO. Como o petróleo se transforma em tantos produtos?. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/como-o-petroleo-se-transforma-em-tantos-produtos/>. Acesso em: 21 Abr. 2017.
PETROBUSCA. História do Petróleo. Disponível em: <http://petrobusca.com.br/253-2/>. Acesso em: 25 Abr. 2017.
ALVES, Líria. ÁLCOOL VERSUS GASOLINA. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/alcool-versus-gasolina.htm>. Acesso em: 26 Abr. 2017.
SUAREZ, Joana. Meio ambiente sofre com o aumento do uso da gasolina. Disponível em: <http://www.otempo.com.br/capa/economia/meio-ambiente-sofre-com-o-aumento-do-uso-da-gasolina-1.253157>. Acesso em: 26 Abr. 2017.
ALVES DE SOUZA, Líria. Álcool, Gasolina ou Diesel: qual é o maior poluente?. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/alcool-gasolina-ou-diesel-qual-maior-poluente.htm>. Acesso em: 26 Abr. 2017.
Por: Luiz Henrique Miranda Matos, Ana Carolina, Tatiana Campos e Gleicy Kellen
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